"Se queres prever o futuro, estuda o passado" - Confúcio


Logo - Targetz        Home       Empresa       Equipe       Serviços       Clientes       Contato
_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Um pouco de História - Contabilidade Gerencial e de Custos

         Independente da forma ou critérios utilizados, desde que o ser humano sentiu a necessidade de identificar e quantificar seus bens, ele vem praticando algum tipo de contabilidade.

        Esta necessidade de "contabilizar" servia ao propósito de memorizar os eventos de seu interesse, que poderiam ser desde simples atos comerciais, dados do plantio e colheita e aumento ou diminuição de seu rebanho.

        Enquanto as relações econômicas eram restritas à agricultura, ao comércio e as atividades artesanais, estas anotações atendiam somente às finalidades daqueles que gerenciavam o próprio negócio, daí nasceu a denominação "contabilidade gerencial".

        Com a Revolução Industrial e o aumento da complexidade das atividades fabris, os empresários foram obrigados a conhecer e quantificar os custos de cada etapa do processo de industrialização, desde a requisição da matéria-prima até o produto final e desta necessidade iniciou-se o desenvolvimento do que denominamos hoje a "contabilidade de custos".

Um pouco de História - Engenharia Econômica

        No início do século XX, E.L. Grant e W.G. Ireson resolveram dar uma forma sistematizada à análise de investimentos produtivos e a esse estudo deu-se o nome "Engenharia Econômica".

        O termo Engenharia Econômica nasceu do fato de terem sido os engenheiros, no fim do século XIX, os primeiros a tentar tratar de forma sistemática os problemas de alternativas de investimentos inerentes aos grandes projetos de engenharia.

        Mesmo sendo a Engenharia Econômica uma matéria universal, sua aplicação depende sempre de uma análise local da economia onde ela esta sendo utilizada, pois fatores como inflação e impostos influem significativamente nos resultados.

        No Brasil das décadas de 80 e 90, passamos por um ambiente inflacionário forte e para que pudessemos fazer análises confiáveis em Engenharia Econômica, necessitamos desenvolver localmente algumas soluções, como podemos ver no artigo "Análise de Investimentos e Inflação", publicado pelo Prof. Claude Machline da FGV em março de 1996.  

© Copyright 2009 Distinctive − Design: Luka Cvrk, / PJesus